Início       Empresa       Serviços       Qualidade & Ambiente       Contactos  
  

Captura de Dados

Documentos:

  • Textos impressos
  • Textos manuscritos
  • Formulários, Questionários, Inquéritos

Captura de dados por OCR/ICR: É o processo de passar a informação em supote físico como por exemplo o papel para suporte digital, podendo posteriormente ser armazenado em suporte de armazenamento digital óptico ou magnético tipo CD/DVD/HDD. O formato digital pode ser obtido por um processo de OCR(Optical Character Recognition) ou ICR(Inteligent Character Recognition), reconhecimento óptico de caracteres ou reconhecimento inteligente de caracteres respectivamente.

Captura de dados por um operador: Quando não é possível optimizar o processo com a ajuda de ferramentas de OCR ou ICR é necessária a intervenção humana desde o início, onde a captura propriamente dita é feita pelo operador, embora com o apoio de algumas ferramentas como por exemplo dicionários.

Revisão de textoCaptura de dados por OCR: Indicado quando o texto a reconhecer se encontra em caracteres impressos. A captura é feita através de uma ferramenta de reconhecimento, dependendo do sucesso de interpretação, do estado do documento original, da época em que foi escrito e do tipo de letra. A identificação de cada objecto, neste caso caracter, é identificado é feita por comparação com imagens de caracteres previamente digitalizados contidos na base de dados da aplicação. Dependendo da taxa de sucesso obtida e a pretendida é feita uma revisão de texto por um operador humano que compara o texto original com o obtido e corrigindo-o sempre que necessário.

Utilizado em reconhecimento de textos impressos.

Revisão de textoCaptura de dados por ICR: Indicado quando o texto a reconhecer se encontra em caracteres manuscritos. A captura é feita através de uma ferramenta avançada de reconhecimento, dependendo do sucesso de interpretação, do estado do documento original, da caligrafia e do tipo de letra. Mesmo assim é fundamental o isolamento dos caracteres para uma boa interpretação. Após o reconhecimento automático, e dependendo da taxa de sucesso obtida e a pretendida é feita uma revisão por um operador humano que analiza os objectos registados como dúvida e toma a decisão adequada.

Utilizado em captura de dados em formulários de questionários, em documentos em que a infomação é reconhecida por zonas, como por exemplo detectar diferentes campos que serão exportados para base de dados individulamente, por exemplo dados numa factura ou de um questionário. 

 

Voltar atrs Voltar atrás