Início       Empresa       Serviços       Qualidade & Ambiente       Contactos  
  

Limpeza de Imagens Digitalizadas

Limpeza por processo:

  • Automático
  • Manual

Imagens digitalizadas a partir de papel: quando digitalizadas a preto e branco, limpeza de vestígios das fibras do papel, manchas, riscos, sujidade.

Imagens digitalizadas a partir de microfilme: limpeza de zonas e bordos  a preto, caso de imagens em positivo, que existam em volta do documento mas que não façam parte deste. Resultam do processo de microfilmagem ou da abertura da janela de captura do scanner.

Os documentos a digitalizar nem sempre estão nas melhores condições para obter resultados satisfatórios. No caso de documentos em papel, este nem sempre tem uma cor e textura uniforme. Dependendo do tipo de fibras utilizados e processos de branqueamento nem todas as fibras ficam da mesma cor. Estes documentos quando digitalizados a preto e branco, essas fibras de diferente cor geram ruído na imagem digitalizada, e se pretende uma imagem limpa de ruídos é necessário proceder à sua limpeza, se possível por processo automático, senão por processo manual.

Página preto e branco limpa

Limpeza de imagens digitalizadas a preto e branco: aquando da captura é suposto que configurando no scanner entre outros  parâmetros o brilho, contraste,  e limpeza automática de ruído, a imagem resultante tenha o fundo a branco e todos os pontos pretos sejam informação relevante. Embora com o ajuste do briho e contraste se consiga definir um nível de decisão de modo a eliminar grande parte do ruído poderão ainda restar elementos indesejáveis, deixados a cargo de uma ferramenta de limpeza automática. Como a ferramenta funciona com base na densidade dos pontos a preto, quando estes são próximos ou maiores que a acentuação ou pontuação, o proceso tem que ser terminado por um operador humano, selecionando e eliminando esse ruído., pois algum  poderá ser informação. Acima de tudo é necessário garantir que a limpeza não elimina informação do documento.

Voltar atrs Voltar atrás